
Se há uma coisa que me causa estranheza quando chego a um casamento é ver qualquer tipo de propaganda de fornecedor no espaço da cerimônia ou da festa. Vamos combinar que o casamento não é o espaço adequado para que alguém divulgue o seu negócio de forma tão escancarada?
Já vi flâmulas com nomes de bandas, carrinhos de guloseimas super personalizados com logomarcas, adesivos nada discretos em doces e bem-casados, timbres em tortas e até cartões comerciais espalhados nas mesas dos convidados. Fica parecendo uma feira de noivas onde todos estão prospectando novos clientes. É inadequado e muito feio!
Meu primeiro incômodo se dá por um aspecto óbvio: não se trata de um ambiente comercial. É a festa de um casal. Fico me perguntando se aquela divulgação foi informada ao casal e se houve autorização prévia. Em segundo lugar, é preciso lembrar o óbvio. Todos estão ali contratados. Não se trata de um evento em que a oferta de serviço é gratuita em troca de divulgação da marca de alguém, pelo menos na maioria dos casos.
Já notei que essa abordagem comercial, além de extremamente cafona, por vezes até conflita com a decoração. Nem sempre a logomarca exposta é da paleta de cores escolhida pelos noivos para o ambiente da cerimônia e da festa. Destoa! Fica horrível!
Sou grande defensor daquela máxima que diz que “menos é mais”. A maior divulgação do trabalho de um fornecedor é a prestação de serviços de qualidade. Tornar-se marcante pelo seu trabalho é uma ferramenta poderosíssima. Já me aconteceu repetidas vezes de ser procurado por casais interessados em se casar e que me contaram que estavam em uma cerimônia celebrada por mim e que pediram meu contato aos noivos que já casei. Quer propaganda maior?
Como muitos sabem, tenho uma agência de comunicação. Vou então deixar aqui algumas dicas para sua divulgação orgânica. A primeira recomendação é ser agradável com os demais fornecedores. Não se indisponha! Não ache que sua prestação de serviços é superior a dos demais colegas. Faça o famoso “networking”. Os outros fornecedores vão adorar dizer a um futuro cliente que você é fácil de lidar, por exemplo.
Além disso, invista na sua rede social. Não fique esperando que outros fornecedores ou que os noivos postem o seu trabalho. Faça sua parte! Mostre o seu trabalho e, preferencialmente, grave vídeos contando sobre a sua prestação de serviços. Conte histórias! Seus seguidores vão adorar e voltarão para ouvir novas. Preocupe-se em gravar conteúdos de qualidade. Casamento implica em beleza, ninguém quer ver conteúdos feitos de qualquer jeito. Faça marcações de outros fornecedores e compartilhe se for marcado. Pratique a famosa “gentileza digital”.
Sempre me coloco no lugar dos noivos: eu certamente pediria para os fornecedores esconderem suas marcas. Faria, inclusive, constar em contrato a proibição de propagandas na minha festa. E mais, daria carta branca para a equipe de cerimonial retirar qualquer marca exposta que fosse notada durante a montagem. Vamos optar pelo bem senso e pela elegância?
João Paulo Baxega, é jornalista e celebrante de casamentos
