Pular para o conteúdo

Preparativos

Uma das principais dúvidas do casal é: quando devo começar a conversar com o meu celebrante? Isso é relativo. O fato é que se o casal optar por se casar com efeito civil, o trâmite deve começar junto ao cartório três meses antes da data da cerimônia. Contudo, você pode não encontrar um celebrante com data disponível assim tão em cima da hora. Celebrantes estão cada vez mais procurados e as datas se esgotam com rapidez.

Aconselho que no ano anterior ao casamento, você já comece a pesquisar com qual celebrante possa ter afinidade. Assim que encontrá-lo, faça contato para consultar sobre a disponibilidade da data e solicite o orçamento. Alguns celebrantes evitam abrir agendas a longo prazo. Eu acredito que se houver afinidade com o casal não há porque deixa-lo esperando por tanto tempo.

Por isso, em 2019 eu já havia agendado cerimônias para 2022 para casais que assistiram cerimônias que realizei e que quiseram garantir a deles. É muito comum casais que admiram nosso trabalho nos procurarem e já não termos mais a data livre. Alguns até conseguem alterar o horário da cerimônia para que possamos estar junto a eles, mas nem sempre é possível.

Então, se gostou de um celebrante e quer tê-lo nesta data única, programe-se!