Pular para o conteúdo

Castelos, cervejarias e praias como destinos para casamentos

Você tem uma cervejaria, uma linda pousada ou um casarão antigo? Saiba que há muitos casais que buscam esses espaços para se casarem. Dia desses tive uma reunião com uma cerimonialista especializada em buscar lugares alternativos para celebração de casamentos. Mesmo morando na capital paulista, ela se dedica a pesquisar espaços em todo o interior do estado que tirem as cerimônias da mesmice. O motivo do contato foi a busca que ela faz com celebrantes diferenciados.

Essa tendência é muito forte, mas não é de agora. Há alguns destinos, próximos da nossa região, que já identificaram que há uma tendência de mercado que pode movimentar a economia de toda uma cidade. É o caso de Mairiporã. A cidade, localizada em meio a Serra da Cantareira, vê espaços para casamentos de proliferarem. Recentemente, um episódio do reality show “Casamento às Cegas” foi gravado no espaço Quinta da Cantareira, onde celebrei o afetivo casamento dos queridos Dorilian e Danilo Kodama, de Rio Claro. O local é considerado o maior espaço de campo da América Latina. Em sua Capela de Cristal, com altar suspenso, há uma vista panorâmica da Serra da Cantareira.

Em setembro, embarco para o mundo medieval com um casal de Limeira. A cidade escolhida é Vinhedo, onde fica o Castelo dos Vinhais. São 20 mil m² que proporcionam uma viagem para outro mundo. Os dois castelos têm estrutura de pedra aparente, objetos de época, decorações e jardins com total imersão no tempo de sua construção.

Em Piracicaba, o Espaço Seringueira ocupa as instalações de um curtume que nos remete ao início do século passado. Os maquinários que permanecem no local oferecem uma particularidade rústica. Já em Nova Odessa, o Espaço Pathernon realiza as cerimônias ao ar livre em local cercado por colunas e arcos inspirados na arquitetura greco-romana.

Uma esticadinha a mais permite aos casais o tão sonhado casamento na praia. O litoral norte de São Paulo apostou nessa tendência e acertou. Há pousadas, hotéis e clubes que oferecem pacotes fechados em cidades como São Sebastião, Bertioga e Ilhabela. Caso o casal recuse os pacotes, também pode levar fornecedores da própria confiança.

A busca pelo novo, por fazer diferente, pode render diversas oportunidades de negócios. No último feriado estive em Brotas e conheci um espaço que conta com duas cachoeiras e lindas trilhas. Via possibilidades de casamentos por todos os lados. Ao sair, perguntei se o local já havia sediado alguma cerimônia de casamento e a resposta foi negativa. Achei uma pena, mas também acredito ser questão de tempo. A finalidade principal não é essa, mas analisada com mais carinho é uma oportunidade de negócio que pode ser muito interessante.

E você? Já olhou para os lados? Um casamento lindíssimo e inesquecível pode acontecer onde você menos imagina!

João Paulo Baxega, é jornalista e celebrante de casamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *