Você certamente leu o título desta coluna e pensou: “Está errado! O mês das noivas é maio!”. Sinto lhe informar, mas essa fama já não confere com a realidade há muito tempo. Maio está na sexta posição dentre os meses mais disputados pelos casais devido ao preço mais elevado das flores altamente consumidas por ocasião do Dia das Mães.
O mês mais disputado do ano é setembro. Esse mês caiu na graça dos casais por trazer a primavera, elevação das temperaturas e abundância em flores para serem usadas nas decorações das cerimônias e das festas.
É o caso de Victória e Matheus, que você pode conhecer na foto que ilustra essa coluna. Eles optaram por um casamento no campo em um delicioso fim de tarde de setembro de 2022, em Limeira. Foi uma cerimônia linda, com a leveza da primavera.
Outro fator que influência na preferência por setembro é a possibilidade de aproveitar a emenda do feriado da Independência do Brasil para realizar a cerimônia. Com tantos dias sequenciais de folga fica mais fácil garantir a presença de familiares e amigos que moram longe. Para os casais de Limeira a vantagem é ainda maior. O mês de setembro tem dois feriados devido ao aniversário da cidade.
O fator feriado causou uma curiosidade em 2023, o “case 09/09”. Por cair em um sábado, no meio de uma emenda de feriado, o dia 9 de setembro passou a ser disputadíssimo. Só eu celebrarei dois casamentos nessa data. O primeiro desses dois casais reservou a data em outubro de 2022.
Depois deles, perdi as contas de quantos casais me procuraram para checar a disponibilidade para celebrar na data. Foram mais de 10 casais, com certeza. A cada mensagem recebida minha resposta era “Não preciso nem olhar na agenda! Essa é a data mais disputada do ano!”. Entre os celebrantes, o “case 09/09” virou até motivo de piadas devido a esse frisson.
Costumo dizer que haverá uma forte vibração de amor nessa data devido a quantidade expressiva de pessoas se casando. Espero que todos esses casais tenham conseguido celebrantes para esse dia tão especial.
O fato é que os interessados em se casar em setembro precisam se apressar. Devido ao contexto que apresentei acima, ele é o primeiro mês a ser preenchido nas agendas dos fornecedores. A minha é exemplo disso. Para 2023 não dá mais tempo. Em 2024, não tenho mais nenhum sábado disponível e para 2025 já há a primeira reserva.
Se setembro te encanta, programe-se! Procure agora mesmo seus fornecedores favoritos e garanta uma vaga na agenda deles.
João Paulo Baxega, é jornalista e celebrante de casamentos