Pular para o conteúdo

Renovação de votos se populariza no Brasil

O desejo de celebrar o encontro com alguém especial pode extrapolar os ritos de amor considerados tradicionais. As celebrações de noivado e do casamento agora não são as únicas. Aguardem para serem chamados, cada vez mais, para cerimônias de renovação de votos.

Antes restritas às igrejas por ocasiões de bodas de prata, ouro ou diamante, as renovações de votos se popularizaram. Quando o assunto é celebrar uma união, por que não comemorar com 10, 15 ou 20 anos de união? Afinal, celebrar o amor é um hábito que não deveria aguardar por datas específicas.

Nessas cerimônias, o casal repete boa parte do roteiro de uma celebração de casamento tradicional. Há o mistério sobre o vestido dela, o terno especial para ele, a escolha do local tão desejado, troca de alianças e, principalmente, a confirmação dos compromissos assumidos perante o outro. Contudo, o passar do tempo irá oferecer ao casal um novo olhar sobre aquele momento. Protocolos tão exigidos no dia do casamento e que não agradaram podem ser deixados de lado. É aí que a personalização entra em ação. Os filhos podem participar, os animais de estimação também, os padrinhos podem ser outros, assim como os convidados.

Se a opção for por uma cerimônia restrita, a renovação pode ser feita apenas com a presença do casal. Esse foi o formato escolhido por Vívian Batiston e Roberlei Cidade. O casal celebrou 10 anos de casados em uma cerimônia intimista na Fazenda Santa Gertrudes. A cerimônia, realizada em 2021, contou com emocionantes depoimentos de amigos e com a participação dos pets do casal. Um momento tão especial e marcante que até hoje outros casais usam como referência.

Há um outro tipo de casal que também tem optado por cerimônias de renovação de votos: aquele que se frustrou com algum detalhe do casamento e que arrasta esse descontentamento através dos anos. Imprevistos climáticos, falhas na estrutura do evento, um fornecedor que não entregou o que prometeu, a ausência de pessoas queridas e até problemas de saúde fazem com que o grande dia não saia como o esperado. Para superar a lembrança negativa, a renovação de votos passa a ser uma opção. Além de celebrar a união, o casal tem a oportunidade de viver uma nova celebração com todo o seu esplendor.

Em ambos os casos, ao celebrante cabe entender o que levou ao casal a optar pela renovação. Como em um casamento tradicional, o celebrante apenas entende o que o casal quer viver e executa. Não nos cabe nenhum tipo de exigência quanto ao cumprimento de protocolos ou direcionamentos alheios às vontades do casal. O celebrante apenas executa com excelência as vontades dos noivos.

O meu desejo é para que você seja convidado para uma cerimônia de renovação de votos o quanto antes e compartilhe com o casal a delícia que é vivenciar esse momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *