Pular para o conteúdo

Votos de casamento são compromissos com o futuro

Você quer ter uma cerimônia de casamento muito emocionante? Então deve escrever e ler seus votos. Essa etapa é determinante para alcançar uma cerimônia impactante.

Mas, antes de falarmos sobre eles, há uma confusão que precisa ser esclarecida. Há dois momentos na cerimônia que são identificados como “votos”. Podem ser tanto aquelas palavras que o celebrante diz e que os noivos repetem quanto os textos personalizados escritos pelo próprio casal.

Os primeiros são resultantes de uma tradição que teria surgido em 1542, na Inglaterra, quando as igrejas ofereciam opções de votos escritos pela própria instituição. Os casais apenas repetiam e, por vezes, soava de forma impessoal. Dentre os mais comuns está a tradicional frase: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”.

A segunda modalidade, a que compreende os textos autorais do casal, é uma opção bem mais recente de noivos que sentiram que era necessário dizer algo mais personalizado. Trata-se de um momento muito emocionante ou há até aqueles que optam por um texto mais engraçado.

Independentemente da linha que os noivos optem, os convidados adoram e esperam ansiosamente por esse momento. É uma etapa que transforma por completo a cerimônia e a torna ainda mais afetiva.

Contudo, percebo que há casais que não compreendem o real significado dos votos. Essa etapa é a tomada pública de um compromisso visando o futuro. Há noivas e noivos que escrevem textos apenas contando histórias sobre o passado e se esquecem de assumir os compromissos para o futuro. Preste a atenção nisso!

É uma etapa linda da cerimônia! Se você é uma das muitas pessoas que têm receio de assumir os sentimentos diante de familiares e amigos, sugiro que repense e que se encoraje. Tenho certeza de que você irá adorar viver esse momento e eternizar em texto os sentimentos desse dia tão especial.

Além de encantar os convidados, você ainda pode ter os votos ilustrando os vídeos da cerimônia. Há edições super encantadoras de vídeos que contam com as vozes dos noivos neste momento tão marcante.

Antes de encerrar, deixo uma dica. Evite improvisar. Costumo dizer que os sentimentos do dia da cerimônia são tão específicos que dificilmente conseguimos prever como estará o emocional do casal. Pode ser que você não consiga concluir ou que se esqueça de algo muito importante que merecia ser dito. Também não indico que o casal deixe os votos no bloco de notas do celular. Os telefones, via de regra, não combinam com a atmosfera da cerimônia. Além disso, fica parecendo que o casal se esqueceu de escrever e que está buscando um modelo no Google naquele exato momento ou mesmo que tem alguém no Whatsapp “soprando” frases de efeito.

Optou por escrever seus votos? Então, lembre-se. Você pode até se inspirar em algum texto de outro autor, mas copiar trechos é plágio. Além disso, evite deixar para escrever em cima da hora. Pode ser que fique sem tempo para revisar e que se arrependa depois por ter deixado algo muito importante de fora. E, mais uma vez, lembre-se que você deve deixar claras suas promessas e compromissos com o futuro.

João Paulo Baxega, é jornalista e celebrante de casamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *