Pular para o conteúdo

Wedding Weekend se populariza no interior de SP

Seu casamento levou tanto tempo para ser planejado que quando chegou o grande dia pareceu passar rápido demais? Você não está só nessa percepção. Esse é um apontamento muito recorrente de recém-casados. Para evitar essa sensação, às vezes frustrante, e aproveitar a data com mais calma e atenção aos detalhes, muitos casais têm optado por um novo conceito de casamento: o Wedding Weekend. Neste formato, muito comum entre os americanos, a programação começa na sexta-feira e segue até o domingo.

O local escolhido é geralmente uma fazenda, um hotel ou uma pousada que possam hospedar grande quantidade de pessoas com conforto. No primeiro dia, o casal chega acompanhado por familiares e amigos mais próximos, na maior parte das vezes pelos padrinhos. A programação costuma prever um descontraído jantar de boas-vindas. Pode ser desde uma informal noite da pizza até um estiloso queijos e vinhos. Um momento para celebrar o caminho percorrido até ali pelo casal.

O segundo dia é o mais esperado, já que é a data da cerimônia. O café da manhã geralmente é a última refeição dos noivos juntos. A partir dali, é esperado que ambos sigam separadamente para os preparativos pré-cerimônia. A noiva inicia então a rotina com a mãe e as madrinhas e o noivo com o pai e os padrinhos. A ideia é que cada momento seja aproveitado com calma, sem minutos contados. A cerimônia e a festa transcorrem como o habitual, mas parece haver menos pressão para cumprimento de cronogramas.  No Wedding Weekend, elas podem ser até mais longas já que boa parte das pessoas permanecerão no local.

No terceiro dia, a programação não tem horário para começar, já que, provavelmente, o casal e os padrinhos hospedados no local aproveitaram a festa até altas horas. Por isso, o primeiro e último compromisso do grupo costuma ser um almoço de despedida. A partir dali o casal inicia a programação particular de lua de mel e os demais convidados retornam para suas rotinas com aquela sensação de terem vivido um momento único.

O formato foi o escolhido por Julia Bertho Dias e Lucas Nabeiro de Campos. Celebrei o casamento deles na Fazenda 3 Augustos, em Artur Nogueira, e meu relato é de ter encontrado um clima bem menos frenético do que costumo notar. Familiares e convidados mais tranquilos, assim como fornecedores. O resultado foi uma deliciosa, leve e inesquecível cerimônia no fim de uma tarde de sábado seguida por festa que atravessou a noite e durou até o domingo amanhecer.

Um outro ponto interessante: casais que optam por Wedding Weekend costumam escolher lugares bucólicos, intimistas e que ofereçam uma realidade diferente da que experimentam na rotina diária. Julia e Lucas, por exemplo, moram em São Paulo e optaram pelo interior do estado. Um fluxo que dezenas de casais têm seguido com mais frequência nos últimos anos.

Se o novo formato veio mesmo para ficar ainda levaremos um tempo para saber, mas o fato é que esse movimento tem impulsionado o mercado de casamentos e agradado a cada vez mais casais que buscam vivenciar o casamento com mais intensidade.

João Paulo Baxega, é jornalista e celebrante de casamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *